quinta-feira, 6 de junho de 2013

História e Dados

Durante esse período foram realizadas inúmeras provas de carga estáticas que atestaram a capacidade de carga dessas estacas dimensionadas com base em métodos semi-empíricos de amplo conhecimento em nosso meio geotécnico. O resultado dessas provas de carga fazem parte de um banco de dados que veio sendo publicado pelo engo Urbano R. Alonso desde 1996 (Revista SOLOS e ROCHAS, vol 19, no 3 e vol 21 no 1; SEFE IV, vol 2; SEFE V, vol 2; SEFE VI vol 1; XII COBRAMSEG vol 3 e XIII COBRAMSEG vol 2) e trabalhos individuais de outros autores.
Entretanto, como todo tipo de estaca, esta também necessita, durante sua execução, de vários cuidados que nem sempre estão muito claros para aqueles que a utilizam. Por ser uma estaca que tem todas as fases de execução monitoradas por instrumento eletrônico (acoplado a sensores) instalado na cabine e à frente do operador, muitos pensam que esse monitoramento corresponde ao controle da estaca. Na realidade, o controle pressupõe uma interpretação desses registros, no instante da execução, (quando é possível tomar decisões), e não a posteriori, quando a estaca já está executada. É um assunto que ainda não foi plenamente resolvido.
Outro esclarecimento a ser feito é que, ao contrário do que afirmam alguns dos que comercializam este tipo de estaca, o equipamento não mede o torque, mas sim a pressão de injeção do óleo na bomba acoplada à mesa de giro do trado. Embora o torque seja diretamente proporcional à pressão de injeção, esta relação é diferente de máquina para máquina e numa mesma máquina em função da marcha em que o motor estiver.
Embora no passado tenham ocorrido vários problemas na concretagem deste tipo de estaca, hoje esses problemas já foram bem equacionados tendo-se, inclusive, um traço que as concreteira denominam “concreto para hélice contínua” constituído por:
  • Fator água cimento ≤ 0,6 e pedra 0 (dimensão máxima característica 12,5 mm);
  • Consumo mínimo de cimento 400 kg/m3 (não é recomendado o uso de cimento ARI);
  • % de argamassa em massa ≥ 55% (massa do cimento + massa dos agregados miúdos)*100/massa dos agregados graúdos);
  • Permitido o uso de agregados miúdos artificiais conforme a NBR 7211;
Embora esse concreto assim confeccionado confira uma resistência característica mínima de fck = 20 MPa (200 kgf/cm2), para efeito de dimensionamento estrutural esse valor não pode ser aumentado devido ao fato de que esses resultados são obtidos em corpos de prova moldados e curados por ação humana. Já a cura do concreto na estaca é feita dentro do solo, portanto sem qualquer ação humana sobre a mesma.
Além destas características do concreto, há também a necessidade de se usarem bombas de injeção adequadas (capacidade de bombeamento mínima de 20 m3/h para estacas com diâmetro máximo de 50 cm e 40 m3/h para diâmetros superiores).
A carga de trabalho deverá ser fixada após análise do perfil geotécnico. Usualmente os diâmetros e cargas de trabalho utilizados são os indicados na tabela abaixo:

Distância mínima recomendada entre as estacas hélice contínua é de 2,5 vezes o diâmetro.

Diâmetro         Área da seção        Área lateral    Carga Admissível
  ( cm )                ( m2 )               ( m2/m )               (KN)
  27,5                   0,059                 0,864                  350
   35                     0,096                 1,100                  600
   40                     0,126                 1,257                  800
  42,5                   0,142                 1,335                  900
   50                     0,196                 1,571               1.300
   60                     0,283                 1,885               1.800
   70                     0,385                 2,199               2.400
   80                     0,503                 2,513               3.200

   90                     0,636                 2,827               4.000

  100                    0,785                 3,142               5.000

As estacas hélice contínua podem ser executadas tangente as divisas se não houver obstáculo para a torre da perfuratriz.

Armaduras
Usualmente é colocada uma “armadura de fretagem” na cabeça das estacas com comprimento em torno de 4,0 metros.

Quando há esforços horizontais, efeitos de momento fletor e principalmente esforços de tração, as armaduras deverão ser dimensionadas, levando-se em conta o efeito de flexo-compressão e flexo-tração da estaca.






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